2018, Prova “Prova de História do Brasil” — Questão 1

2018, Prova “Prova de História do Brasil” — Questão 1

História do Brasil / Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata

Texto de apoio

Texto de apoio da questão 1


Em outubro de 1934, na cidade de São Paulo, uma única marcha comandada pela Ação Integralista Brasileira (AIB) reuniu em torno de quarenta mil integralistas, que desfilaram, batendo as botas no chão, em cadência militar. A população, perplexa, se acotovelou para ver. Pálidos de emoção ou ansiedade, minuciosamente coreografados em fileiras fechadas e braços estendidos, os integralistas marcharam impecáveis: camisas verdes, braçadeiras com insígnias grafadas em negro — a letra grega sigma, de “soma”, indicando que o integralismo era a síntese totalizadora de toda sociedade (...). 

Lilia M. Schwarcz e Heloisa Starling. Brasil, uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 368 (com adaptações).

Enunciado

Considerando o fragmento de texto apresentado, que indica que o movimento integralista teve muitos adeptos no Brasil dos anos 30 do século XX, redija um texto dissertativo sobre o integralismo, abordando: 

  1. características da doutrina integralista brasileira; 
  2. contexto integralista de fundação da AIB: esfera nacional e internacional; 
  3. aproximação entre o governo Getúlio Vargas e as lideranças integralistas e posterior afastamento do integralismo e aniquilação do movimento.