2019, Prova “Manhã” — Questão 25

2019, Prova “Manhã” — Questão 25

Geografia / Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata

Itens e gabarito

O avanço da divisão técnica e territorial do trabalho e as transformações decorrentes das novas formas de comunicação ampliaram a organização em redes — de produção e distribuição, de prestação de serviços, de gestão pública e econômica — cujos nós são constituídos pelas cidades.

Nesse contexto, a rede urbana brasileira definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir do estudo Regiões de Influência das Cidades -- REGIC (2017), destaca a concepção da complexidade das relações e interações espaciais entre as cidades brasileiras em suas diferentes tipologias e redes de influência entre centros urbanos, em alguns contextos de proximidade ou até mesmo de distância.

IBGE. REGIC. Rio de Janeiro, 2008, p.9, com adaptações.

Rede Urbana do Brasil, 2007

https://ubwiki.com.br/imagens/verbetes/G7c1O32wKRElhoW9.gif

IBGE. REGIC. Rio de Janeiro, 2008, p.12.

A esse respeito, com base nas informações do texto e considerando a imagem da rede urbana brasileira apresentada, julgue (C ou E) os itens a seguir.

  • Item 1
  • São Paulo e Rio de Janeiro, maiores centros urbanos e principais centros financeiros e empresariais do Brasil e da América do Sul, são demominados metrópoles internacionais ou cidades mundiais pela respectiva influência sobre a vasta extensão do território brasileiro e sul-americano.
  • Item 2
  • A cidades são economias abertas em que estruturas produtivas têm ampla mobilidade e capacidade de transformação. A rede urbana brasileira apresenta um conjunto expressivo de cidades de porte médio, que desempenham papéis importantes na dinâmica atual do território brasileiro.
  • Item 3
  • Brasília, pela própria função de capital da República, detém papel importante na gestão federal e na articulação entre as regiões brasileiras, sendo considerada uma metrópole de influência nacional.
  • Item 4
  • A ocupação rarefeita da Amazônia brasileira apresenta urbanização limitada a duas grandes cidades médias, Belém e Manaus, e uma rede despersa de pequenas cidades de influência apenas local.